Dentista, já alguma vez ouviu a frase: “as dívidas más podem ser comparadas a cáries dentárias”? Porque, se não for tratado, pode causar grandes danos – neste caso, os danos serão para a saúde financeira da sua clínica dentária. É portanto essencial adoptar ações e práticas que possam reduzir a possibilidade, e possíveis consequências, de atraso e não pagamento pelo paciente, eventos que possam comprometer a organização e funcionamento da sua clínica.
Para que possa antecipar e evitar este tipo de problemas, o não pagamento de serviços por parte do paciente, definimos algumas dicas para o ajudar. São atitudes simples que irão garantir a saúde financeira da sua clínica, bem como a sua boa relação com o seu cliente.
Informar os valores do tratamento
É importante que na consulta inicial, antes do início do tratamento, o paciente seja informado de todos os procedimentos que serão realizados e dos valores de cada um. Devem estar cientes de quanto custará para poderem agendar os pagamentos dos seus serviços dentários.
Dados atualizados
É bom para ambas as partes, paciente e dentista, ter um contrato que declare que serviços são executados e o montante. É também um registo, um documento que prova que o paciente foi submetido a um determinado procedimento na sua clínica dentária.
Diversificar os métodos de pagamento
Hoje em dia existem várias formas de pagamento, não limitadas a cheques ou dinheiro feito pessoalmente. Ofereça alternativas ao seu paciente, tais como Pagopar, pagamento com cartão de crédito, prova de pagamento, entre outros métodos, para que possam pagar pelos seus serviços sem ter de sair de casa. Isto reduz o risco de não receber. E lembre-se que o processo de oferecer crédito ao paciente é também uma forma de construir a lealdade do paciente para com a sua clínica.
Alertas de data de vencimento
Muitas vezes, o atraso no pagamento é devido ao simples esquecimento. Portanto, evitar e criar lembretes e alertas de cobrança a enviar ao paciente, perto da data de vencimento. Existem alternativas digitais para comunicar isto com precisão, tais como mensagens instantâneas por telefone, SMS, WhatsApp e correio electrónico.
Negociar
O paciente está em atraso e o primeiro passo é tentar descobrir o que causou o atraso no pagamento. Pode ser simplesmente um esquecimento. Mas se não for esse o caso, a melhor coisa a fazer, para que não tenha de ir a tribunal, é estar aberto à negociação. Faça isto de uma forma que seja clara e financeiramente equilibrada para a sua clínica e o seu paciente. Defina as condições de pagamento, considerando a disponibilidade dos seus recursos. Afinal de contas, a compreensão do lado da pessoa faz parte da lealdade do paciente. Nunca deixar de aplicar sanções ou juros que já tenham sido acordados no contrato.
Controle o que recebe
É importante evitar o incumprimento, mantendo um registo de todos os pacientes atendidos na sua clínica dentária e das datas de recepção. Manter este controlo atualizado com o estado e detalhes dos salários. Isto torna mais fácil para si, o gerente, ver se os pacientes estão a fazer pagamentos sem demora.
Não há nada mais significativo para uma clínica dentária do que manter o paciente satisfeito, e para que isso aconteça, você, o dentista, trabalha sempre na prestação de um serviço de qualidade e de boas relações com os clientes. E embora a gestão financeira não faça parte da sua rotina profissional, deve prestar a devida atenção às taxas de inadimplência da prática. Isto é necessário para manter os seus lucros e a saúde financeira da empresa. Ao seguir estas dicas, poderá certamente evitar este problema.