É um dentista a pensar em abrir a sua própria clínica dentária? Ou quem sabe, um investidor em busca de oportunidades de negócio?
Neste momento é muito comum ter a seguinte pergunta: Devo abrir a minha própria clínica com uma nova marca ou investir numa franquia dentária?
Ambos têm as suas vantagens e desvantagens. Se também tiver esta dúvida, consulte o artigo abaixo e veja se vale ou não a pena investir numa franquia dentária.
✓ Mais segurança
Um inquérito da Rizzo Franchise revelou que a taxa de mortalidade das franquias, no seu primeiro ano de funcionamento, é de apenas 3%. Só para dar uma ideia, 23% dos pequenos negócios avariam no mesmo período, enquanto nos negócios de retalho esse número sobe para 26%.
Portanto, investir numa franquia dentária traz mais segurança para o investidor e para o dentista. Isto porque o modelo de negócio já está a funcionar e foi testado pelo franqueador (proprietário da marca) e outros franqueados.
Além disso, quando se torna franqueado de uma rede dentária, tem também o know-how da marca. Por outras palavras, todo o conhecimento do mercado e do negócio é partilhado com o franqueado, o que facilita a obtenção de resultados positivos.
✓ Custos mais baixos
A participação numa rede ativa de dentistas e investidores tem muitos benefícios e a redução dos custos operacionais é um deles.
As melhores franquias dentárias têm normalmente um centro de compras, que lhe permite fazer grandes encomendas e ganhar muitos descontos. Uma vez adquirido o equipamento e os produtos, o franqueador encarrega-se da distribuição à sua rede.
No entanto, ao criar um consultório dentário sozinho, limita-se a pequenas compras e consequentemente paga mais.
Com uma marca solidificada no mercado, é também mais fácil obter comissões bancárias reduzidas, acesso ao crédito no mercado, etc. Tudo isto ajuda a reduzir os custos operacionais e a gerir o negócio de uma forma mais ágil.
✓ Investimentos de marketing constantes
Enquanto numa marca privada a responsabilidade de marketing é sua, numa rede de franchising dentária todos contribuem para o pool de meios de comunicação. Um pool partilhado para investir em campanhas de marketing, branding, atração e retenção de doentes.
Parte do lucro de toda a rede dentária vai para o fundo de marketing, aumentando assim o poder de investimento da marca. Em vez de investir apenas dezenas de dólares, pode facilmente atingir milhões (dependendo da dimensão da rede) e partilhar os custos.
O investimento consistente em marketing e no pool de meios de comunicação acelera o crescimento dos negócios. Afinal de contas, o marketing é a força vital do negócio, não é? E quanto mais a sua marca é vista, mais pacientes atrai para a sua rede.
✓ Crescimento mais rápido
Uma nova clínica dentária tem muitos desafios pela frente. Desde a abertura das portas à sua manutenção diária, há muito com que se preocupar. Portanto, pode levar anos a estabelecer a sua marca no mercado e começar realmente a lucrar com o negócio.
Com uma franquia dentária, tudo é diferente. O negócio já foi experimentado e testado por outros e melhorado. Tem a garantia total de investir numa rede que realmente funciona.
Desta forma, o retorno do seu investimento é muito mais rápido do que com uma marca privada. O seu crescimento também ganha mais escalabilidade, uma vez que toda a rede empurra a marca ainda mais.
Agora que conhece os benefícios de investir numa franquia dentária, não perca mais tempo – contate-nos agora e veja como começar o seu negócio hoje!